Teatro

Gozadas

Responsável pelos textos, direção e atuação, Patsy Cecato apresenta cinco quadros cômicos, com as participações especiais de seus dois grandes amigos dos anos 80: Caio Prates e João Carlos Castanha. Com direção técnica de Gabriel Lagoas, todas as histórias captam momentos de reflexão, autocrítica e um pouco de insanidade comum àquelas mulheres à beira de um ataque de nervos. Entre os temas, filhos, separação, conquistas, amigas, namorados, empregadas, stress, solidão, busca pela beleza e juventude.




Monstras S.A

“Monstras S.A.” é uma comédia que reúne dois dos mais conhecidos e talentosos atores gaúchos, Caio Prates e João Carlos Castanha, interpretando grandes divas da música clássica e internacional.
O texto do espetáculo é de João Carlos Castanha e a direção e produção de Vanja Ca Michel.

 Nesse ambiente lúgubre e misterioso onde se desenrola a ação, recheado de velas e quadros com fotos das homenageadas, desfilam dublagens e caracterizações perfeitas e verossímeis de cantoras como Amy Winehouse, Edith Piaf, Susan Boyle, Marianne Faithfull, Maria Callas, Danielle Licari, Klaus Nomi e uma paródia do grande musical da Broadway “O Fantasma da Ópera”, com os dois atores em cena.

Entre os números, João Carlos Castanha tece comentários a respeito da vida e obra dessas divas, com pitadas de ironia, sarcasmo e irreverência. Caio e Castanha já trabalham juntos em espetáculos do mesmo gênero, como “Opa! Tem Bigode na Boneca”,“Escola de Sereias” e “A Casa das 3 Irenes”.





 
 

 O Bordel das Irmãs Metralha

"O Bordel das Irmãs Metralha" nos apresenta cinco personagens à beira de um ataque de nervos, no melhor estilo Almodóvar.

"Mamãezinha Querida" é proprietária de um cabaré decadente e falido.

Na noite fria e chuvosa em que resolve colocar um fim no estabelecimento e em sua própria vida, recebe a visita de quatro inesperadas pessoas que vão dissuadi-la e ajudá-la na reconstrução do local.

No melhor estilo teatro de revista, o espetáculo abusa do colorido dos figurinos, da dublagem, da versatilidade dos atores e da empatia com a platéia.

A direção é de Zé Adão Barbosa, com roteiro dele e de João Carlos Castanha.

No elenco desta comédia musical estão Dandara Rangel, Everton Barreto, Glória Crystal, João Carlos Castanha e Lauro Ramalho. Cenografia de Luiz Setinger, figurinos de Naray Pereira e iluminação de Carlos Azevedo. O espetáculo também é uma acirrada crítica ao atual momento político brasileiro e recupera um gênero muito apreciado que é o Teatro de Revista.



















A Casa das Três Irenes
  
"A Casa das 3 Irenes" estreou no dia 30 de janeiro de 2007, no Teatro do SESC, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Espetáculo com texto de Luís Francisco Wasilewski e direção de Zé Adão Barbosa apresenta a história de três divas abandonadas: Lola Prates, Laurita Leão e Maria Helena Castanha.

À partir do momento em que elas recebem o acervo de três grandes estrelas do teatro brasileiro, Laurita, Lola e Maria Helena relembram a sua carreira artística como o concurso de misses que participaram, bem como filmes absurdos que elas estrelaram como “O Diabo Veste Pompéia” e “Os 2 Filhos de Lady Francisco”.

Por sua atuação em “A Casa das 3 Irenes” Lauro Ramalho é indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator. Luís Francisco recebe o Troféu Destaque em Dramaturgia dado pela Confraria Amigos do Nonoai. No elenco: João Carlos Castanha, Caio Prates e Lauro Ramalho.










 Adolescer

  "Adolescer" é um espetáculo para adolescentes, que adulto nenhum pode perder! Cheio de histórias reais, ele trata de temas atuais com jeito divertido e emocionante!
O ritmo do espetáculo é eletrizante e envolvente.


O texto de Vanja Ca Michel se renova a cada ano, pois sendo fruto de pesquisa que aborda a atualidade dos adolescentes através de uma linguagem jovem.

As coreografias são de Malu Kroeff, campeã brasileira de aeróbica e Michel Tinho professor de hip hop dance,que entra em cena como ator e bailarino.

ROTEIRO: Textos de Vanja Ca Michel com pequenos fragmentos dos psicanalistas Cybelle Weinberg, Ruben Alves, do psiquiatra José Outeiral e dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar.

          CONCEPÇÃO E DIREÇÃO: Vanja Ca Michel         
          SUPERVISÃO: José Outeiral    
        
          ELENCO:  
Bibi Rositto
                              Débora Spadotto
                              Daniela Guerrieri
                              Gustavo Susin
                              João Carlos Castanha                             

                              Vinicius Ellwanger
                              Lucas Ortiz
                              Manu Menezes
                              Mathias Martin
                              Thainá Gallo
    

                              Michel  Tinho
                              William Molina








Prêmio Açorianos - Especial de Teatro 2010

João Carlos Castanha foi homenageado pelo conjunto de sua obra:

  
   Castanha e Renato Del Campão em O império dos sentidos do Balaio de Gatos.


    Irene Brietzke e João Carlos Castanha em A aurora da minha vida.
   (Foto: Jacqueline Joner)

    Vontade de Comer - Curta metragem de Ricardo Danesi 1987


 
   Guernica - 1983

                                  
    João Carlos Castanha, Ricardo Danesi e Paulo Guarnieri


    14º Festival de Cinema Brasileiro de Gramado.



   Castanha recebendo o prêmio Açorianos - Especial de Teatro 2010



  
   Abraço do amigo Zé Adão Barbosa